O Festival

-
O Festival Literário de Ilhéus foi idealizado no início de 2015. Um grupo de poetas e músicos com interesse em fomentar a cultura da leitura e a criação musical na cidade além de dinamizar a Academia de Letras de Ilhéus, se organizou de maneira independente e fez o ideal sair do papel. Com o apoio de algumas entidades públicas e muito entrosamento, o evento recém-nascido foi realizado com sucesso e batizado de Flios.

A primeira edição do festival teve como tema Fazer Literário e a Diversidade Cultural e se formatou em uma estrutura bem parecida com a atual: três dias de evento com a programação mais plural possível, composta por Mesas Literárias, Oficinas Culturais, Feira de Livros, Exposições, Prêmio Literário e Saraus litero-musicais à noite. As atividades aconteceram na sede da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), realizadora do Projeto, e na Praça Castro Alves.

Devido ao sucesso do ano passado, o evento se repete em 2017 com força total! De 26 a 28 de abril a programação do FLIOS 2017 ficará dividida entre a Academia de Letras de Ilhéus e o Teatro Municipal de Ilhéus e terá como tema Caligrafia Sul-baiana. A estrutura da programação permanece parecida com a da edição anterior, porém com algumas novidades. Saiba mais sobre as nossas ações:

- Oficinas Culturais: de Poesia Visual e Produção Textual na Academia de Letras (ALI); e de  Contação de História no Foyer do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI).

- Feira de Livros: pontos de vendas de livros e cordéis no Foyer do TMI (Teatro Municipal de Ilhéus)

- Lançamentos de Livros: livros pré-selecionados via regulamento que serão lançados durante o evento.

- Circuito das Letras: visitação guiada pela organização do Flios 2017 aos pontos culturais mais importantes do centro histórico de Ilhéus.

- Mesas Literárias: debates abertos ao público. Nomes confirmados: Florisvaldo Mattos e Alex Simões.

- Instalações Trilhas Poéticas: discotecagem com músicas mescladas a recitações de poemas.

- Mostra Flios: exposição de contos autorais produzidos por estudantes do ensino Fundamental II e Médio no Foyer do TMI durante todo o evento.

- II Prêmio Literário Sosígenes Costa: concurso realizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em parceria com a Academia de Letras de Ilhéus que premia uma obra inédita de poesia durante o Festival.

- Sarau Todas as Vozes: músicos e poetas que nunca se apresentaram juntos improvisam no palco do TMI em todas as noites de evento.

O Festival Literário de Ilhéus 2017 é uma realização da Academia de Letras de Ilhéus, mas desta vez, conta também com o apoio cultural da TV Santa Cruz, O Criadouro Produção Cultural, Livraria Papirus, Editus (Editora da UESC) e Prefeitura Municipal de Ilhéus, e com o apoio financeiro Governo do Estado através da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.